CAC.Logo_.RGB_-1.jpg

Frei Richard Rohr é um professor ecumênico mundialmente reconhecido, testemunhando o despertar universal dentro do misticismo cristão e da Perene Tradição. Ele franciscano da Província do Novo México e fundador do Centro de Ação e Contemplação (CAC) em Albuquerque, Novo México.

Ele nos brinda com suas meditações diárias que, ao logo do corrente ano, estão focadas no tema “Ação e Contemplação”. Partindo de sua tradição cristã franciscana e contemplativa, ele busca auxiliar o aprofundamento na experiência e na compreensão de Deus.

Selecionaremos uma das Meditações Diárias do Frei Richard para ser traduzida e disponibilizada neste espaço. As demais, assim como todo o conteúdo restante, podem ser encontradas em seu idioma original (inglês) na página do CAC.

Meditações diárias de Richard Rohr
- 2022 -

Fr-Richard.jpg

23 de janeiro de 2022

Semana três

Um Universo Conectado

 

Uma Unidade Dinâmica*

(16 de janeiro de 2022)

Para o Padre Richard Rohr, o Cristo Universal revela um universo unido e conectado cheio da presença de Deus:

Por favor, não pense que sou um herege, mas é formalmente incorreto dizer “Jesus é Deus”, como a maioria dos cristãos o faz. Para os cristãos, a Trindade é Deus, e Jesus é uma terceira coisa – a união de “muito Deus” com “muito humano”. Esta unidade dinâmica faz de Jesus o Exemplo, penhor e garantia, o “pioneiro e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:2). Reconhecer isso significa que há muito menos necessidade de “provar” que Jesus é Deus (o que por si só não pede nada de nós). Nossa verdadeira e profunda necessidade é experimentar o mesmo mistério unitivo em nós mesmos e em toda a criação – “através dele, e com ele, e nele” como rezamos no Grande Amém da Eucaristia. É assim que Jesus nos “salva” e o que a salvação finalmente significa. O espiritual e o material são um.

Existem declarações claras no Novo Testamento sobre o significado cósmico de Cristo [1], e as comunidades orientadas por Paulo e João foram inicialmente estimuladas por esta mensagem. No início da era cristã, apenas alguns poucos padres orientais (como Orígenes de Alexandria e Máximo, o Confessor) se preocuparam em perceber que o Cristo era claramente algo mais antigo, maior e diferente do que o próprio Jesus. Eles viram misticamente que Jesus é a união do humano e do divino no espaço e no tempo, e o Cristo é a união eterna da matéria e do Espírito além do tempo. Mas os séculos posteriores tenderam a perder esse elemento místico em favor do cristianismo dualista. Perdemos nosso paradigma fundamental para conectar todos os opostos.

Já que não conseguimos superar a divisão entre o espiritual e o material dentro de nós mesmos, como poderíamos superá-la para o resto da criação? A terra poluída, espécies extintas e ameaçadas de extinção, animais torturados, guerras ininterruptas e constantes conflitos religiosos foram o resultado. No entanto, Jesus, o Cristo, ainda plantou dentro da criação uma esperança cósmica, e não podemos deixar de vê-la em tantos eventos e pessoas inexplicáveis ​​e maravilhosas.

Para alguns cristãos, a divisão é superada na pessoa de Jesus. Mas para mais e mais pessoas, a união com o divino é experimentada primeiro por meio do “Cristo Universal” – na natureza, em momentos de puro amor, silêncio, música interior ou exterior, com animais, ou um sentimento primordial de admiração. Por quê? Porque a própria criação é a primeira encarnação de Cristo, a “Bíblia” primária e fundamental que revela o caminho para Deus.

Nosso encontro com o mistério eterno de Cristo começou há cerca de 13,8 bilhões de anos em um evento que agora chamamos de “Big Bang”. Deus transbordou para a Realidade visível e revelou o eu de Deus em trilobitas, pássaros gigantes que não voam, águas-vivas, pterodáctilos e milhares de espécies que os humanos nunca viram. Mas Deus fez. E isso já era mais do que suficiente significado e glória.

___________________________

 

(*) Richard Rohr, Eager to Love: The Alternative Way of Francis of Assisi (Cincinnati, OH: Franciscan Media, 2014), 220-224. Disponível em <https://cac.org/a-dynamic-unity-2022-01-16/>.

[1] Ver Colossenses 1, Efésios 1, João 1, 1 João 1 e Hebreus 1:1–4; note que todos estão nos primeiros capítulos!

16 de janeiro de 2022

Semana dois

A Trindade

 

O Miistério da Trindade*

(9 de janeiro de 2022)

As Meditações Diárias desta semana giram em torno do Mistério da Trindade, a descrição central e fundamental de Deus pela fé cristã. O Padre Richard Rohr escreve:

A noção de Deus como Trindade é o fundamento de todo pensamento cristão, mas ainda não chegou a ser totalmente verdadeiro! Nossas mentes dualistas engavetaram a coisa toda porque simplesmente não conseguíamos entender. A maioria dos cristãos não nega conscientemente a Trindade, mas como Karl Rahner (1904-1984) escreveu: “Devemos estar dispostos a admitir que, caso a doutrina da Trindade tivesse que ser descartada como falsa, a maior parte da literatura religiosa poderia muito bem permanecer praticamente inalterada.” [1] Que declaração triste sobre nosso entendimento fundamental de Deus!

A Trindade revela Deus mais como um verbo do que como um substantivo, mas raramente falamos sobre Deus dessa forma em nossa pregação ou orações. Deus é três “relações”, o que em si é estonteante para a maioria dos crentes. No entanto, esse esclarecimento abre uma noção honesta de Deus como Mistério que nunca pode ser totalmente compreendido com nossas mentes racionais. Deus é dinâmico - um verbo em vez de um nome estático. Deus é o próprio interser, e nunca uma divindade isolada que pode ser capturada por nossa mente.

Os cristãos acreditam que Deus não tem forma (o Pai), Deus é forma (o Filho) e Deus é a própria energia viva e amorosa entre os dois (o Espírito Santo). Os três não se anulam. Em vez disso, eles fazem exatamente o oposto. Reconhecer a Trindade como relação em si abre conversas com o mundo da ciência. Este insight surpreendente nomeia tudo corretamente no núcleo - de átomos a ecossistemas e galáxias. A forma de Deus é a forma de tudo no universo! Tudo está em relacionamento e nada está isolado. A doutrina da Trindade derrota a mente dualística e nos convida à consciência holística não-dual. Ela substitui o princípio argumentativo de dois pelo princípio dinâmico de três. Isso nos leva para dentro do espaço maravilhosamente aberto de "não um, mas também não dois". Fique atordoado com isso por alguns momentos.

A teologia mais antiga e sólida da Trindade procede dos Padres da Capadócia (Turquia Oriental) dos séculos III e IV, passando a ser adotada pelos posteriores Concílios da Igreja. A teologia trinitária diz que Deus é uma rotação “circular” (Pericorese) de doação total e recepção perfeita entre três parceiros íntimos. Historicamente, a maioria de nós, exceto os místicos, preferia o modelo da pirâmide com Deus Pai no topo, que depois era imitado e promovido até o fim! Isso não é exagero.

Como Catherine LaCugna (1952–1997) apresentou em seu estudo monumental da Trindade [2], qualquer noção de Deus como “não doando”, “não derramando”, “não se entregando”, “não totalmente amoroso” é uma impossibilidade teológica e um absurdo. Deus sempre apenas ama. Você não pode reverter, desacelerar ou limitar uma roda d'água transbordante de divina compaixão e misericórdia e um amor mais forte que a morte. Ele segue apenas uma direção constante e eterna - em direção a uma vida cada vez mais abundante e criativa! Este é o universo dos átomos às galáxias.

___________________________

 

(*) Adaptado de Richard Rohr, Immortal Diamond: The Search for Our True Self (São Francisco: Jossey-Bass, 2013), 155–158. Disponível em <https://cac.org/the-mystery-of-the-trinity-2022-01-09/>.

[1] Karl Rahner, The Trinity, trad. Joseph Donceel (Nova York: Herder and Herder, 1970), 10-11.

[2] Catherine Mowry LaCugna, Deus para nós: A Trindade e a Vida Cristã (São Francisco: HarperSanFrancisco, 1993).

9 de janeiro de 2022

Semana um

Nada se mantém sozinho

 

Somos feitos para amar*

(2 de janeiro de 2022)

Hoje, começamos juntos a jornada de mais um ano de Meditações Diárias. Nosso tema de 2022 é “Nothing Stands Alone” (Nada se mantém sozinho) - porque a própria natureza de Deus e da realidade é o relacionamento! Padre Richard reflete:

A crença cristã na Trindade diz que Deus é relacionamento absoluto. Deus é a nossa palavra para o ecossistema final que mantém todas as coisas em relacionamento positivo (ver Colossenses 1:17). Contanto que estejamos em um relacionamento honesto e amoroso com o que está bem na nossa frente, o Espírito pode continuar trabalhando em nós e através de nós e por nós.

Jesus veio ao mundo encarnado como um bebê nu e vulnerável, totalmente dependente do relacionamento com os outros. Vulnerabilidade nua significa que deixemos a alteridade nos influenciar e nos mudar. Quando não damos a outras pessoas qualquer poder sobre nossas vidas, quando as bloqueamos pensando que podemos ficar sozinhos, ou que a alteridade não pode nos mudar ou nos ensinar nada, estamos espiritualmente mortos. Como o nosso tema de 2022 coloca: Nothing Stands Alone (Nada se mantém sozinho). E é verdade! Somos intrinsecamente como a Trindade, vivendo em um relacionamento absoluto. Chamamos isso de amor.

Fomos realmente feitos para o amor e, fora do amor, morremos muito rapidamente. Se começarmos com a Trindade, então o relacionamento amoroso é o padrão, a própria natureza de ser para nós. Mas se iniciarmos utilizando um conceito filosófico de ser e, em seguida, tentarmos convencer a todos de que esse ser é, na verdade, amor, não teremos muito sucesso. Sou padre há quase cinquenta e dois anos e posso dizer que a maioria dos cristãos parece ter medo de Deus. Nós, cristãos, não somos mais amorosos do que qualquer outra pessoa; às vezes, somos ainda menos amorosos! De certa forma, isso é inevitável se estivermos basicamente nos relacionando com Deus por meio do medo, sem que sejamos atraídos para o amor entre o Pai e o Filho pelo Espírito.

Jesus diz que o Espírito é sempre o mais difícil de descrever, porque “o Espírito sopra onde quer” (ver João 3:8). A mensagem de Jesus para nós é clara: nunca tente controlar o Espírito e dizer de onde vem, para onde vai ou quem o possui. É chamado de narcisismo de grupo sempre que dizemos que nosso grupo é o único que tem o Espírito ou a Verdade. Cada grupo em níveis menos maduros tentará colocar Deus em seu próprio bolso e dizer que Deus ama apenas seu grupo. Essa crença nada tem a ver com o amor de Deus. Não é uma busca pela verdade ou pelo mistério sagrado, mas uma busca pelo controle. É a busca pelo pequeno eu, a busca de se fazer sentir superior e ficar sozinho. Ninguém está no controle ou no comando deste Mistério Sagrado. Não se deve pretender entendê-lo. Tudo o que sei é que estou sempre sendo atraído - por tudo - cada manifestação (epifania) pedindo rendição, comunhão e intimidade.

Simbolizando todos nós, os “três reis magos” viajaram longas distâncias de sua religião e país nativo para se prostrar apropriadamente diante de tal mistério sagrado desconhecido. Sempre leva a outra Epifania.

___________________________

 

(*) Richard Rohr e Cynthia Bourgeault, A Forma de Deus: Aprofundando o Mistério da Trindade, disco 2 (Albuquerque: Centro de Ação e Contemplação, 2004), DVD, CD, download de MP3. Disponível em <https://cac.org/we-are-made-for-love-2022-01-02/>.