MItra_e_Báculo.png
Mensagens Episcopais

(2020 / 2021 / 2022)

Corpus Christi - 2022

Dom José2.jpg

O pão abençoado e partilhado é  multiplicado em ação de solidariedade. Essa é a dimensão social da Eucaristia. A abundância nasce da generosidade da partilha e do amor. Não é uma liturgia egoísta nem tão pouco etérea, porque perderia em essência. Eucaristia é ação de graças, é o próprio Cristo, que ensina-nos o sentido da doação total e abnegada. Celebremos a vida como possibilidade concreta, capaz de promover o respeito e a dignidade humana em toda sua dimensão.


Abençoada festa da partilha.


Com amor,

Abade Dom José da Santa Cruz

Mensagens Episcopais
(Semana Santa 2022)

Dom Alfredo.jpg

Dom Alfredo
Primaz da Igreja no Brasil

A Páscoa é uma festa com um significado profundo e simbolismo complexo.

 

Do ponto de vista da etimologia o termo Páscoa deriva da palavra aramaica 'pasah' que significa 'passar por cima'. Para os judeus, este feriado comemora o fim da escravidão no Egito, a libertação do povo judeu pela vontade de Deus, a passagem pelo Mar Vermelho e o êxodo para a Terra Prometida.

 

Para os cristãos é a festa da passagem da morte para a vida de Jesus Cristo. Páscoa significa "paixão". Este significado é baseado na ideia de que o termo Páscoa vem do verbo grego (paschein) que significa "sofrer". No centro do significado literal da palavra estaria, portanto, a Paixão de Cristo e a sua Ressurreição. A Páscoa é assim a festa em que se renova a fé. 

Ordenação Dom José.jpg

Dom José
Abade da Comunidade e Bispo de Pernambuco

Queridos(as) Irmãos (ãs)Benedicite!

O sofrimento não reteve Jesus! O amor foi mais forte: derrotou o ódio e fez triunfar a vida. A cruz que carregamos no cotidiano, sobretudo neste tempo de tantas incertezas, não é sinal de fracasso, mas passagem para a vida plena, esperança de ressurreição. Deus não nos abandona à morte; a vida é um dom irrevogável concedido por Ele. A entrega é ao mesmo tempo desafio e solução, devendo ser completa de tudo quanto é bom e mau no indivíduo.  Nela incluem-se as pretensões e apegos. Assim, o individuo permanece livre para (re)conhecer-se, sem deter-se na sobreimposição de erros históricos sobre a alma imortal. Deter-se é alimentar a autocomiseração, vitimização. Que a vitória de Jesus renove a nossa esperança, que é Deus,  e fortaleça a nossa fé e o nosso compromisso em trabalhar para que todos(as) tenham vida.

Desejo-lhes uma feliz e abençoada Páscoa!


Vosso, com amor,

Para acessar

Mensagens referentes ao Natal (2021)

Dom José da Santa Cruz
Abade da Comunidade e Bispo da Diocese de Pernambuco

Para acessar

Mensagens referentes ao dia de Pentecostes (2021)

Para acessar

Mensagens referentes à Semana Santa (2021)

Que possamos compreender o sentido das nossas cruzes, àquelas que carregamos durante toda nossa peregrinação e que fazem parte de um projeto de vida que acreditamos como missão. Aceitá-las, faz parte de uma  decisão libertadora, porque não somos as cruzes, nem as dores, nem os sofrimentos. Somos a liberdade que fere o caos, o sacrifício que incomoda a maldade, somos a única verdade capaz de transformar qualquer tipo de realidade; somos o próprio amor vencedor,  razão do existir e que dá sentido concreto a vida.

Abençoada Sexta-feira da Paixão do Senhor.

Dom José da Santa Cruz
Bispo da Diocese de Pernambuco / IATB e Abade de nossa Comunidade

Neste dia em que o mundo cristão recorda a paixão e morte de Jesus Cristo, é ocasião oportuna para associar a ela a paixão do nosso povo, suas dores e sofrimentos, na esperança da vitória final da vida e da felicidade. Tempo oportuno também para o exercício do perdão, da caridade e das obras de misericórdia. Jesus sofre hoje na dor de cada ser humano que sofre. Que Ele console todos os corações sofridos e nos conceda a paz e a felicidade para as quais fomos criados.

Hoje a pandemia nos associa ainda mais ao sofrimento de Jesus, ao luto de Maria e dos apóstolos. Pela fé, os que hoje sofremos sabemos que a vitória final será da vida, da alegria, da felicidade.

Dom Alfredo Doria
Arcebispo Provincial da Igreja Anglicana Tradicional
Tempo do Advento - 2020

Carta Pastoral 003/2020

Amados irmãos,
Beneditice Domini.

Iniciamos um novo Ciclo Litúrgico com o Advento. É tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo no Natal. É hora de renovação das esperanças, com a advertência do próprio Cristo, quando diz: “Vigiai!”, para não sermos surpreendidos.

IMG-20191109-WA0001.jpg

Carta Pastoral 002/2020

à Fraternidade São Jerônimo

 

+Dom Abade José da Santa Cruz

 

Carta Pastoral à Comunidade São Jerônimo de nosso Bispo e Abade Dom José da Santa Cruz, em comemoração ao primeiro ano de sua ereção e em celebração ao dia de São Jerônimo - 30 de setembro.

Dia destinado à memória de São Bento - 11 de julho 

Solenidade São Bento.


Bençãos a todas comunidades monásticas de carisma beneditino.


Que vossas vidas sejam mergulhadas não no egoísmo, numa solidão sem propósitos nobres. Nossa missão é o serviço e nosso mergulho na experiência da contemplação deve está centrada em atitude de despojamento, de entrega, rogando ao Criador não por nossas vidas, mas por toda humanidade, pelo universo que respira toda substância do sagrado. Focalizemos nossas mentes no impessoal e ofereçamos todas as nossas ações n'Ele. Deixemos nossa inteligência residir apenas n'Ele. Só assim, então, o alcançaremos em toda sua plenitude.


Deus nos abençoe.


Frei José da Santa Cruz.

monges beneditinos.jpg

Dom José da Santa Cruz, Abade de nossa Fraternidade, envia-nos mais uma  rica mensagem, referindo-se à Quaresma, tempo que nos recordar "o caminho de conversão que somos chamados a percorrer, em ordem à celebração do mistério central da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Um tempo privilegiado de escuta da Palavra de Deus, que a Igreja diariamente nos oferece e de acolher as suas propostas assumidas como caminho de conversão".