Tomando por base a nossa defesa do pluralismo religioso e a rica partilha com as demais tradições religiosas na busca contínua da plena percepção do Divino que habita em nós, a partir do mês de julho/2021, retomaremos nosso "Espaço Plural", com a divulgação de textos e vídeos provenientes das diversas tradições religiosas que comungam conosco da harmonia, da justiça, do amor e da paz entre os seres.

2021

Espaço Plural

Pluralismo religioso_edited.jpg
Agosto de 2021

TEOLOGIA DAS RELIGIÕES

João Manuel Duque

É indiscutÍvel que a questão do diálogo inter-religioso se tornou especialmente premente no final do século XX e no início do XXI. Numerosas tomadas de posições e iniciativas da Igreja têm demonstrado a importância desse facto para o cristianismo actual. Para o tema de que me ocuparei, é sobretudo importante acentuar, desde já, uma distinção básica: a diferença entre teologia das religiões e diálogo inter-religioso ou outro tipo de iniciativas que reúnam fiéis de várias tradições religiosas.

O que pretende a teologia das religiões é sistematizar os fundamentos teológicos para qualquer diálogo inter-religioso, centrando-se nas questões de se esse diálogo é possível, a partir de pressupostos teológicos; ou mesmo, se esse diálogo é exigido por esses pressupostos teológicos. É neste sentido estrito que aqui serão apresentados e debatidos alguns elementos da actual teologia das religiões.

Julho de 2021

No mês de julho de 2021, disponibilizamos uma reflexão do monge beneditino John Martin (Sahajananda Kuvarapu) que vem dedicando sua vida ao diálogo inter-religioso, particularmente ao Diálogo Cristão Hindu. Ele mora na Índia em um ashram chamado Shantivanam.