Os Grupos de Leitura Partilhada Thomas Merton (GLPTM) funcionam em muitas localidades do Brasil e de diversos países do mundo. São grupos dedicados à apreciação da espiritualidade de Thomas Merton e se reúnem para refletir sobre seus textos, normalmente capítulo de algum livro, e vivenciar a espiritualidade contemplativa. No Brasil, esses grupos são fraternalmente ligados à SAFTM – Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton, que por sua vez é filiada à ITMS - The International Thomas Merton Society.

Dois desses grupos são ligados à nossa Fraternidade e ambos são coordenados por Dom José, Abade do nosso mosteiro mãe.

Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton

Garanhuns

Na Festa da Ascensão do Senhor, em 8 de maio de 2016, nas instalações do Monastério da Imaculada Conceição, foi formado o Grupo de Leitura Partilhada de Thomas Merton - GLPTM / Garanhuns, primeiro do estado de PE. O grupo é constituído por oblatos da Fraternidade em processo de formação, assim também como monges/as. O grupo está vinculado diretamente ao nosso Projeto da Escola de Espiritualidade Cristã, desenvolvido pela nossa Abadia. A princípio, nossos encontros aconteciam quinzenalmente, mas, devido ao processo formativo dos oblatos, estão acontecendo mensalmente, no primeiro domingo do mês.

 

Além do Abade Dom José, participam desse grupo o Prior Frei João Milton, a Irmã Alma de Jesus e o postulante ao monastério Diácono Davidson, juntamente com Alex e Suzerly, noviços da comunidade de oblatos, e Suelane, Ana Angélica, Júlia e Maria José, postulantes.

Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton

Hospital Dom Moura

Durante o desenvolvimento do projeto acima mencionado, foi sentida a necessidade de expandi-lo, para que outras pessoas pudessem conhecer e experienciar a espiritualidade de Thomas Merton. Daí surgiu o Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton da Instituição Hospital Regional Dom Moura, com os servidores da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais da higienização etc., um ambiente carente de atenção humanizadora. O grupo tem características singulares dos demais, porque os participantes estão em atividade laboral, são leigos de diversos seguimentos religiosos, que param suas atividades para a partilha de vida, tendo como base o pensamento de Merton, procurando contextualizar suas ideias para absorverem toda essência da sua espiritualidade, através de uma aplicação prática e concreta. O grupo é aberto e móvel. Todos podem chegar a qualquer tempo. Encontros às Segundas.

Participam rotineiramente desse grupo Dolores, Liliane, Gilmaria, Paulo, Jerusa, Elenilma, Luanda, Jane Maise, Marta, Izabel, Severina, Edilene, Adquto e Josyane.

Entre em contato conosco - mongesanglicanos@gmail.com

  • Facebook