Pensamento Semanal

5.7.2020

Eckhart Tolle

A Vida Acontece Agora

Eckhart Tolle

Identificar-se com a mente é ser aprisionado no tempo: a compulsão de viver quase exclusivamente das recordações e por antecipação. Esta situação gera uma preocupação interminável com o passado e com o futuro e uma falta de vontade de dignificar e reconhecer o momento presente e permitir que este seja. A compulsão nasce porque o passado lhe dá uma identidade e o futuro contém a promessa de salvação, de realização sob qualquer forma. Ambos são ilusões.


Quanto mais a pessoa se concentra no tempo (passado e futuro), mais sente falta do Agora, a coisa mais preciosa que existe.


Porque é o Agora a coisa mais preciosa que existe? Primeiro, porque é a única. É tudo o que existe. O presente eterno é o espaço no âmbito do qual a sua vida se desenrola, o único fator que permanece constante. A vida acontece agora. Nunca houve uma altura em que a sua vida não fosse no agora, nem nunca haverá.


Em segundo lugar, o Agora é o único ponto que pode levar o leitor além dos limites circunscritos da mente. É o seu único ponto de acesso ao mundo eterno e sem forma do Ser.


Alguma vez o leitor experienciou, fez, pensou ou sentiu algo fora do Agora? Acha que alguma vez o fará? É possível que alguma coisa aconteça ou se dê fora do Agora? A resposta é óbvia, não é?


Nunca nada aconteceu no passado, mas sim no Agora. Nunca nada vai acontecer no futuro, mas sim no Agora.

Entre em contato conosco - mongesanglicanos@gmail.com

  • Facebook