manos-rezando.jpg

Espiritualidade versus Religião

O processo de secularização, que é caracterizada pela separação de muitas realidades que pertenciam anteriormente à esfera religiosa, levou à separação legítima da noção de espiritualidade da sua identificação com a religião.

A Espiritualidade, antes sempre ligada à religião, é agora considerada uma dimensão humana, que não precisa, necessariamente, ser vivida de forma religiosa.

________________________________________

Tradução livre do texto publicado por Gabriel de Santa Maria em Fraternidade Monástica Virtual

Despojamento de Poder

O texto a seguir, de Dom Thomas Keating OCSO,  monge trapista atualmente residente no Mosteiro de St. Benedict em Snowmass, Colorado, EUA, foi publicado no número de junho de 2014 do boletim Contemplative Outreach News, e traduzido com autorização do autor para apresentação no blog "Círculo Gregório de Nissa" (indicado na lista de nossos links), em 10 de dezembro de 2016.

 



O despojamento de poder é nosso maior tesouro.  Embora tudo em nós queira superar essa condição, não devemos procurar fazer isto.  A graça é suficiente para nós, mas não algo que possamos compreender.  Ter muita pressa para se livrar de dificuldades é um erro, pois não sabemos como elas podem ser valiosas na perspectiva de Deus. Sem elas talvez nossa transformação nunca seja tão profunda e tão completa.  

Como Ter Empenho sem Desejo Futuro e Ansiedade

Uma dúvida comum: como ficar com a mente no aqui e agora, sem ansiedade e, ao mesmo tempo, manter empenho no que fazemos? É possível manter entusiasmo sem pensar no resultado da ação? Aqui explico como fazer isso.  

Este texto é de autoria de Giridhari Das (Gustavo Dauster) que é palestrante, autor e instrutor no campo da autoajuda, autorrealização em yoga e consciência de Krishna.

Nascido em Praga, 1969, Giridhari ainda na sua adolescência desenvolveu uma curiosidade pelo significado da vida, pela busca do sentido e propósito último da existência.

Na década de 90, encontrou-se com Srila Hridayananda Das Goswami Acharyadeva, um dos principais líderes do Movimento Hare Krishna e um dos mais importantes discípulos do grande mestre e fundador-acharya da ISKCON, Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Em 1996 entrou a fundo nos estudos dos grandes textos sagrados da tradição da consciência de Krishna, em especial a Bhagavad-gita, o Srimad Bhagavatam e o Caitanya Caritamrta, dedicando-se integralmente ao caminho da autorrealização em yoga e consciência de Krishna. Em 1998 aceitou iniciação formal de Srila Acharyadeva, recebendo seu nome iniciático Giridhari Das.

Giridhari tem como seu dharma vocacional e profunda inspiração ensinar e guiar as pessoas para terem uma vida melhor, serem mais felizes e trilharem o caminho da autorrealização em amor a Deus. Ele transmite o conhecimento transcendental de forma simples e prática, mostrando como o caminho espiritual e o caminho da autoajuda são unos. “Maximizar seu bem-estar aqui e agora é uma característica essencial para a iluminação”, ele ensina.

Entrevista ao “La Croix” com Julija Vidović, teóloga sérvia e professora no Instituto ortodoxo de saint-Serge em Paris e publicada no site http://auroraortodoxia.blogspot.com.br/, indicado em nossa lista de links importantes.

Venha o Teu Reino… O quanto tal expressão engloba segundo teu ponto de vista?

J.V: Ela é uma demanda, a segunda do Pai Nosso, que existe desde o Antigo Testamento. Dirige-se a um Rei, Que esperamos irá reagrupar todo Seu povo, Israel. Em seguida, os cristãos perpetuaram sob a forma arameana de “Maranatha”, que significa: “Vem, Senhor”. Tal expressão é de uma densidade inaudita! Engloba por vezes mesmo o que foi, o que é e o que vem (a ser). Passado, presente e futuro se unem na mesma demanda.

"A Vedanta é uma das mais antigas filosofias religiosas do mundo, e uma das mais universais. Baseada nos Vedas, as escrituras sagradas da Índia, a Vedanta afirma a unidade da existência, a divindade da alma humana, e a harmonia de todas as religiões."

Trazemos o posicionamento sobre a harmonia de todas as religiões apresentado pelo Ramakrishna  Vedanta Ashrama, afiliado à Ordem Ramakrishna da Índia, em seu site no Brasil.

 

A Verdade é uma só, os sábios a chamam por diversos nomes,” declarou há milhares de anos o Rig Veda, um dos mais antigos textos da Vedanta.


Todos buscamos a verdade, afirma a Vedanta, e essa verdade aparece com numerosos nomes e formas. A verdade – a realidade espiritual – permanece a verdade, embora surja com diferentes disfarces e se aproxime de nós vinda de várias direções. “Qualquer que seja o caminho no qual as pessoas viajem, esse é o Meu caminho,” diz o Bhagavad Gita. “Não importa por onde andem, todos os caminhos levam a Mim.”


Se todas as religiões são verdadeiras, por que então tanta luta?

Entre em contato conosco - mongesanglicanos@gmail.com

  • Facebook